MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Parcialmente requentada

Vendo agora no jornalglobal regional uma reportagem sobre a cheia do rio Muriaé em Cardoso Moreira, município do noroeste do estado, a quantidade de casas definitivamente interditadas pela cheia do rio, (anuais) a quantidade de pessoas desalojadas e vivendo em aluguel social, em lugares que tenho passado frequentemente e que tem me induzido à reflexões e que no início do ano  inspirou-me um texto que não escrevera, porque ainda não havia parado para fazer a foto ideal, mas que agora escrevo aqui. No momento, com fotos que fiz em algum dia desses do local a que me refiro, sem sequer parar o carro, talvez no mesmo dia do texto, ou uma semana antes ou depois, que está longe de ser a foto que eu quero, que dê uma ideia real do que digo.





A  VÁRZEA  E  O  RIO

Era uma vez um lindo e forte Rio, que descia vigoroso e tranquilo pelas vertentes suaves das montanhas. Com as chuvas, anualmente, crescia mais e mais em volume com as águas recebidas, que haviam sido despejadas sobre as serras e o Rio, orgulhoso, esparramava-se em suas margens, em suas várzeas. E isso diluia a violência do volume que o Rio adquiria, e fazia das várzeas, Vargem Alegre, Vargem Alta, Várzea de São-qualquer-tantos que existem por ali., todas, sem exceção, várzeas alegres com a fecundidade das terras renovada pelo Rio. Mas o Homem, essa praga que precisa sempre mais, cada vez mais, que cresce e multiplica-se irresponsàvelmente a mando de sei lá... viu tudo que aquela Terra fecundada da Várzea produzia e se apossou dela. E construiu moradias e fez plantações, ou pastos e tudo crescia muito, produzia muito e enriquecia o homem, que ainda sabia conviver com as cheias do Rio. Mas a riqueza vai deixando o Homem cada vez mais confuso. Ele perde a noção. Não mais vê grande, vê apenas o dinheiro de hoje e amanhã, então, pensando em ganhar mais, vender mais, constrói estradas para escoar a produção. Que acompanham o Rio, paralelas, evitando grandes meandros, mas que constitui-se em uma muralha entre o Rio e sua amada Várzea. Tres, quatro  metros de altura. Dois em alguns lugares, mas sempre lá, elevada, a muralha. A Estrada.  E o Rio fortalecido pelas águas que caem nas Serras, não mais pode descansar em sua Várzea. Desce veloz, feroz, pelo leito em que está confinado, enfurecido pela paixão frustrada e segue, invadindo e tentando destruir a Cidade dos Homens, daqueles que o afastaram de sua amada, que lá está, enfraquecida pela perda de seu querido,  e passa  , não mais fecunda , adoecida, a precisar dos remédios dos homens para continuar produzindo a riqueza que eles continuam a perseguir sem perceber que deixaram passar, perderam.



.

5 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

E eu lá, indo e vindo pela Estrada, para atender a meus interêsses...

Nilson Barcelli disse...

Tem sido frequente a construção de estradas e casas no leito de cheias.
Isso também tem acontecido em Portugal. Por vezes, aguentam anos, décadas. Mas lá vem uma cheia que leva tudo na frente...
O ordenamento, tendo em conta a natureza, é fundamental.
Gostei do post, muito interessante.
Beijos, querida amiga.

O Árabe disse...

Bonito, sim, amiga; é uma boa expressão de uma triste verdade. Boa semana, fica bem!

Ana Tapadas disse...

Lindíssimo, este lado de ti!
Não...não é o José torres do blog.
Volta sempre ao RARA AVIS, espero-te deste lado do mar.
bj

Oliver Pickwick disse...

Querida amiga, vejo que continua nas suas andanças em busca da melhor filosofia de vida, porém, com tempero a la Indiana Jones. A prova, é que a fotografia do outrora orgulhoso rio, foi tirada por você mesmo, do interior do seu próprio carro. Com o seu estilo de vida, logo vai precisar de um Land Hover.
Estou afastado do universo dos blogs por uns tempos, e não é apenas por causa de muito trabalho, mas, cuidando de outros interesses, inclusive da publicação do meu primeiro livro. A lista de espera de escritores novatos em uma grande editora é extensa, mas faço uso da paciência chinesa quando o assunto é importante.
Estou muito bem, agradeço pelo seu interesse e desejo a você e às suas estradas a melhor das sortes.
Um beijo!

Seguidores