MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

sábado, 12 de março de 2011

dia internacional da mulher


porque isso me irrita
porque sem saber ou sabendo o
porque desse dia,

as mulheres ficam aceitando cumprimentos
as mulheres ficam comemorando com shows
as mulheres esquecem que é dia para remexer a consciencia 
das mulheres e dos homens e dos gays

 SE TOQUEM
para o trabalho que ainda é necessário. Não há nada ou quase nada para comemorar no mundo em desenvolvimento, porque as mulheres continuam a ser mortas ao nascer, apenas porque nasceram mulheres. Continuam sendo mutiladas em sua genitalia para serem menos mulheres e mais servis. Continuam vítimas de toda sorte de abusos fisicos e psicológicos, para terem destruidas suas identidades e autonomia, continuam estimuladas a fazerem de seu corpo instrumento de servidão ao machismo, continuam ganhando menos que o homem, continuam com menos , muito menos cargos de chefia, continuam com dupla jornada ou tripla, continuam chefiando ou sustentando familias sem o reconhecimento devido, continuam...
SE  TOQUEM
não se esqueçam do que aconteceu no dia 8 de março de 1857 quando 130 mulheres morreram queimadas, trancadas em uma fábrica porque se manifestaram por "pão e paz". Por isso é dia da Mulher ( desde 1975, criado pela ONU) é para lembrar que a luta só começou. Não é para comemorar em feiras de beleza que se montam para todo lado, com "cabelos e unhas grátis". Céus! Troca-se o "pão e paz" por "cabelos e unhas" e bumbuns e pele sedosa e instrumentos para sedução do macho que lhe sustente ! Nem  é para ficar mandando "parabens p'ra voce" e menos ainda agradecer poesias de cunho fortemente machista que são desencavadas e publicadas para todo canto, louvando a graça e a delicadeza da mulher. Engajamento ! Consciência ! Responsabilidade ! Enquanto uma parte das mulheres luta por um mundo melhor para todas do mundo, e este mundo não exclui a graça e a beleza, outra parte puxa p'ra tras acreditando no tosco discurso imposto pelo universo acomodadamente masculino.
Não dá ! Fico P. da vida quando vejo mulheres inteligentes cumprimentando-se pelo " seu dia!"
Sabem porque não gosto, agora. Fico envergonhada por essas atitudes;  por pertencer  a esta classe tão sem classe. A  algo ainda tão equivocado assim. E não receber nenhum convite ou ouvir falar de nenhuma atividade de esclarecimento ou solidarização com todas as mulheres que ainda são vitimizadas diàriamente.

6 comentários:

Paula Barros disse...

Também me sinto incomodada com todas essas datas que me mostram a discriminação, o preconceito, a diferença, o quanto falta para não precisarmos lutar por espaço, por direitos.

A mesma coisa que me deixa indignada é precisarmos de cotas nas universidades, ou de delegacias da mulher, do turista.

Se os direitos são iguais, todos deveriam estar capacitados para atenderem todos, e atender todos com um bom tratamento, com dignidade, com honestidade, fazendo valer as leis, os direitos,independente se mulher, se gay, se preto.

abraço

Vovô Chico disse...

apoiado

Pimenta disse...

Verdade.

São disse...

Ainda há uma outra coisa que me desatina mais: uma mulher dizer que não é feminista!!

Um abraço.

nossas aventuras disse...

Perfeito!

Beatriz Fig disse...

Assino embaixo total!! E me revolto de ver que nem metade tem consciencia disso e continuam se rebaixando, até mesmo quando acham que estão por cima.. um horror!

Seguidores