MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

domingo, 31 de maio de 2009

Em busca de Sebolas

Assim, com S . É o nome de um lugar, aqui próximo. Saimos, passando por Secretario, lugar com caracteristicas de Vila do Interior e que no entanto é um bairro de um distrito de Petrópolis. Coexiste ai a tradição rural com uma ocupação recente por proprietários de casas para veraneio ou, mansões de férias. Sem saber ao certo como chegar passamos por lugar com nome estranho , Queima Sangue e depois em Santo Antonio fomos pedir informacoes,e descobrimos tratar-se já de bairros de Paraiba do Sul. Fomos muito longe! Mas como não vimos ...( não é plural majestático, não, estavamos eu e uma amiga andarilha, não digo velha amiga porque soaria mal)...Sebolas pelo caminho ? Onde tem o museu Tiradentes, onde fui a muitos anos passados, em exposição a parte do esquartejado do Inconfidente que coube àquele lugarejo -vila, uma historia local, envolvendo antigos amores, doloroso amor, lá morava um dos amores do herói. Haviam outros, com certeza, pouco sei a respeito.
Bem, já que estamos aqui, pedindo informações, nos indicam uma visita Às Fontes Salutaris. Antigo local de engarrafamento de águas minerais, ferruginosas, magnesianas, e que hoje vem sendo restaurado e transformado em parque de lazer. Valeu!
Finda esta visita, decido retornar pelo mesmo caminho, afinal, onde está Sebolas ? E vemos a placa! Olhamos ao redor, mas passamos aqui, antes, como pode... e, na placa voltada para um sentido, está escrito INCONFIDÊNCIA , no outro, SEBOLAS.
Preconceito...















.

20 comentários:

Beatriz Fig disse...

Cada cidade com nome engraçado! Conheci mais dois lugares que nunca imaginei que existissem! Obrigada! rs

disse...

Já estive me "S"ebolas, mas não me lembrava de ser escrito assim.
Passei alguns feriados num sitio de amigo de amigo.
Lugar bom para se fazer absolutamente Nada!!
rs
Bjs

Paula Barros disse...

Andarilha. Pensei que estava andando comigo. rsrsrs

Mas eu sempre viajo quando leio as suas histórias e vejo as suas fotos.

beijos

Selena Sartorelo disse...

Sem esquecer da história.,,nenhuma delas inclusive rsrsr
Muito bom!

Beatriz Fig disse...

Tânia, por enquanto não quero ver filosofia por um bom tempo. Vou tentar outras áreas e esperar a poeira baixar para ver o que vou fazer de fato. Mas passa pela minha cabeça algo ligado ao jornalismo, só não sei bem o que quero nessa área. =)

Nilson Barcelli disse...

Gostei da reportagem... texto e fotos.
Há nomes estranhos de lugares em sítios estranhos.
Boa semana, beijo.

JOTA ENE ✔ disse...

Bonitas fotos

Dalva M. Ferreira disse...

Que dozinha ver essas casas antigas se desmanchando às intempéries... Sabe-se lá quanta história elas viram acontecer, quantas vidas, quantas mortes! A fotografia guarda pelo menos a impressão daquilo que volta ao pó. Viva a fotografia!

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Adorei história, nomes e fotos.
Mas...a pergunta que não quer calar: quem nasce em Queima Sangue é o quê? Vampiro? Alquimista? Absorvente?...rsrsrsrs Perdoe-me mas não resisti ao ataque de besteirices...
BJS!

Angela Ursa disse...

Agora sei onde é Sebolas. Um dia vou visitar. Beijos da Ursa :))

MARCOS DHOTTA disse...

Fantástico esse resgate! E que casario interessante esse de Sebolas... Mais um lugar para se conhecer e apreciar... Salve a memória desse lugar! Abraços.

samuel disse...

Não virei nunca a conhecer Sebolas... mas a referência a Tiradentes serviu para lembrar a magnífica encenação da peça "A Barraca conta Tiradentes", leveda à cena pela companhia teatral "A Barraca" (de Lisboa), encenada pelo grande Augusto Boal, espectáculo em que tive o privilégio de participar.
Foi bom!

Abreijos.

Selena Sartorelo disse...

Minha querida Dona Sra. Urtigão
Por onde andas?
Encontrastes Sebola.
Agora volte, faz falta tuas visitas, faz falta tuas aventuras e esse olhar tão especial que tens pela vida.

Beijos com saudades

Rosalia Lerner disse...

Cadê você??

Mikas disse...

Eu moro em Olhão heeh o olho grande (e preciso é de Cebolas para o jantar hehe) beijo

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Você foi para Sebolas e foi abduzida?...
Quédi você? Tá meio sumida, heim?
Suas eco-fotos resenhadas fazem falta!
BJS!
http://curiosaidentidade.blogspot.com/

O Tempo Passa disse...

Ei, psiu!!! Cadê vc???

Barbara disse...

Veio pertinho de mim hein?
Esses lugares que citas, são parte do chamado Caminho do Ouro, mas quando puder, venha com mais vagar, no verão, pois em Secretário tem umas cacheiras incríveis, até dentro de área de pousadas.
Gostei de saber.

Selena Sartorelo disse...

Minha querida amiga, perdoe a insistência, creio que você deve ter deixado escrito em algum lugar o motivo da sua ausência e eu não prestei atenção nesse momento da leitura, mas confesso estou preocupada com sua distância..sei que tem lugares lindos prá ver, pessoas incríveis para conhecer. E não está lhe sobrando um tempinho se quer para nos presentear com a tua presença...mas sinto falta de sua presença por aqui.
Perdoe a insistência.

beijos e mande ao menos um sinalzinho prá cá...esse lado virtual, tecnológicamente racional de tão sentido e percebido que é. rsrsrsrs...

duarte disse...

bela viagem... será que o alípio de freitas não passou por perto?
abraço do vale.

Seguidores