MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

quarta-feira, 2 de março de 2011

pensando FELICIDADE

Um dia desses, enquanto eu estava de enxerida no facebook de gente importante, vi que alguem dizia que não era feliz aos quatro anos e agora ( com idade semelhante a minha, talvez, um tanto menos)  é feliz. Dei palpite  dizendo que precisava desenferrujar algumas sinapses para pensar sobre este tema e fiquei devendo algumas considerações sobre o que eu acho de felicidade.   Mas como sai imediatamente para entregar meus netos a minha filha - e separar-me deles é antítese de felicidade, fui protelando, mesmo quando na estrada, sentindo cheiro de terra molhada, pensei: felicidade é cheiro de chuva após londa estiagem, ou, racionalmente, psicológicamente, supressão de carências. Cheguei, escrevi isto nos comentarios dela, dizendo que era brincadeira verdadeira, que não era minha resposta ainda,  mas o tema ficou me rodeando, como compromisso não cumprido, promessa não realizada.
As tais sinapses enferrujadas me remetiam a Aristóteles, a Kant, a alguns outros pensadores que tambem só conheço superficialmente, afinal, não me aprofundo em nada, nessa minha ânsia pela abrangência do conhecimento. Quero saber tudo e como não é possivel, lógico, passo ràpidamente por muta coisa e não fico sabendo nada. Na falta de tempo ou condição intelectual para ler/reler Kant. procuro conceitos em dicionários de filosofia.
O que é felicidade?
 Para Aristóteles, logo no início de sua " Ética a Nicomaco ", apos discorrer sobre o que é o supremo bem, diz " Em palavras, quase todos estão de acordo, pois tanto o vulgo como os homens de cultura superior dizem que este supremo bem é a felicidade e consideram que o bem viver e o bem agir equivalem a ser feliz: porem divergem a respeito do que seja felicidade, e o vulgo não sustenta a mesma opinião dos sábios. A maioria das pessoas pensa que se trata de alguma coisa simples e óbvia, como o prazer, a riqueza ou as honras, embora tambem discordem entre si: e muitas vezes o mesmo homem a identifica com diferentes coisas, dependendo das circunstancias: com a saude quando está doente, e com a riqueza quando é pobre ".
 Para Epicuro, " Uma vida feliz é impossível sem a sabedoria,  honestidade e a justiça e estas por sua vez, são inseparáveis de uma vida feliz " ( No Dicionário Básico de Filosofia de Danilo Marcondes e Hilton Japiassu).
Durante grande parte de minha vida ouvi a frase " felicidade não existe, o que existe são momentos felizes" e recentemente li , atribuida a Roberto Benigni :
"Sejam felizes. Se em alguma ocasião a felicidade se esquecer de vocês, não se esqueçam vocês da felicidade. Tenham sempre isso mente.
Deve bastar pouco: não deve ser cara a felicidade. Se é cara, não é de boa qualidade."

Bem, continuo minhas pesquisas  e vou trazendo o que encontro para aqui, quem sabe nessas, não encontro com a tal da  FELICIDADE ? Por enquanto é certo que percorrer estradas, em que pese a culpa das pegadas ecológicas,  é algo que me faz feliz. Mais ainda se para ir ao encontro de pessoas que amo.



5 comentários:

Paula Barros disse...

Também penso na tal felicidade...e não sei dizer nada agora.

Bom ler seus pensamentos entrelaçados com os dos filósofos, e viajando por esta estrada.

abraço

disse...

Oiee
Ando com uma preguiça de escrever, meu blog foi abandonado.... rsrs
Mas passando pra desejar um ótimo carnaval.... pra folia ou pra descanso!!!
Beijossss

Aninha Pontes disse...

Entre tantas explicações ou explanações, ser feliz é o que sinto todos os dias. Pelo que sou e pelo que tenho.
Por estar viva, simplesmente.
Um beijo

Dalva M. Ferreira disse...

A felicidade é como a pluma que o vento vai levando pelo ar...

Dona Sra. Urtigão disse...

Mas tristeza tambem tem fim.
E um dia percebemos que mais que felicidade, talvez como propõe Aristóteles, em outras virtudes ainda em sua "Ética" onde identifica que o bem,
a verdade, está a meio caminho entre as paixões, nestas, felicidade e tristeza, a primeira nao seja a identificação ao BEM
apenas parte do caminho para o conhecimento. Como tambem em Lao Tse.

Seguidores