MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Federico Garcia Lorca

"El mundo está detenido ante el hambre que asola a los pueblos. Mientras haya desequilibrio económico, el mundo no piensa. Yo lo tengo visto. Van dos hombres por la orilla de un río. Uno es rico, otro es pobre. Uno lleva la barriga llena, y el otro pone sucio el aire con sus bostezos. Y el rico dice: ‘¡Oh, qué barca más linda se ve por el agua! Mire, mire usted el lirio que florece en la orilla'. Y el pobre reza: ‘Tengo hambre, no veo nada. Tengo hambre, mucha hambre'. Natural. El día que el hambre desaparezca, va a producirse en el mundo la explosión espiritual más grande que jamás conoció la humanidad. Nunca jamás se podrán figurar los hombres la alegría que estallará el día de la gran revolución. ¿Verdad que te estoy hablando en socialista puro?"

6 comentários:

O Tempo Passa disse...

Longe de mim (!?) rebater Lorca, mas creio que no dia que a fome desaparecer não haverá explosão espiritual alguma. Os homens saciados tornam-se preguiçosos, lerdos, insensíveis; basta ver os ricos deste mundo e sua postura frente à miséria e violência que permeia a sociedade.
O Homem de Nazaré disse ser bem aventurado os que tem fome e sede de justiça...
Entre esses, Lorca e vc!!!

Dona Sra. Urtigão disse...

Rubinho
Eu penso que no texto, quando Lorca se refere a explosão espiritual, talvez esteja empregandoo conceito de espírito encontrado em Hegel, que exercia forte influência sobre o pensamento da época em que Lorca fazia seu curso ( filosofia, direito ) Pra Hegel e atrevidamente ouso dizer que assim entendia Lorca, a filosofia do espírito era estudada numa especie de tripé do conhecimento, com a lógica, e a filosofia da natureza.
A filosofia do espírito tem, por sua vez, três divisões: 1) o espírito subjectivo, subdividido em antropologia, fenomenologia e psicologia; 2) o espírito objectivo, subdividido em direito, moral e costumes; e 3) o espírito absoluto, subdividido em arte, religião e filosofia propriamente dita. Isso dá a afirmação de Lorca uma outra compreensão, me parece. Quanto a sua compreensão quanto ao aspecto religioso do espírito é corretíssima, só acrescenta e elucida, e me coloca frente a novas reflexões quanto a minha teimosia em acreditar que a felicidade é sim deste mundo tambem, e o modo como as coisas vem acontecendo é um erro, do humano, da natureza e do divino.
( Amigos daqui, se estou cometendo incorreções na parte técnica,por favor, corrijam-me, pois não sou especialista e nem ao menos estudiosa. Quanto as considerações pessoais, por favor perdoem-me pois teimosia é meu nome.)

O Tempo Passa disse...

Abraçando tudo o que vc acertadamente afirma sobre o conceito hegeliano, reafirmo o que disse: saciados os homens, não haverá explosão espiritual alguma.
Quanto ao erro, concordo! Do ponto de vista humano, o erro é do homem, da natureza e de Deus!!! Do ponto de vista humano...

Dona Sra. Urtigão disse...

Mas porque o ponto de vista humano não pode ser considerado ? Por que ele seria contraditório ao divino, já que este por definição é omni omni tudo? Porque um pai necessita expor um filho a dificuldades e punições. Jamais ( sou pãe) deixei filho em castigo e não acredito em punições físicas. Talvez tenha torturado-os com alguns gritos (trovoadas), das quais me arrependo imensamente. A argumentação prevaleceu. E todos, sem exceção são profundamente responsáveis, éticos, compassivos, caridosos, etc e...brabos algumas vezes.
Abraço

Beatriz Fig disse...

Ih.. eu lembrei do papo de que o mundo vai acabar em 2012 e que muitos acreditam que na verdade haverá uma revolução espiritual. Que algo vai acontecer sim, mas não que o mundo vá acabar. E que isso servirá de lição, um aprendizado, um momento de renovação.Talvez no dia em que os homens enxergarem que todos são simplesmente homens, que as diferenças criadas pelos mesmos são desnecessárias e preconceituosas, quando todos se unirem, o mundo será um lugar um pouco melhor.
(desculpe mudar o foco! rs)

Dona Sra. Urtigão disse...

Pois é, Bia, este papo é antigo. E já houveram muitos semelhantes. Mas, como renovação deve acontecer a cada dia, a todo o tempo, devemos estar preparados. Lembra da "duvida de Pascal?" Hshshs

Seguidores