MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

domingo, 26 de setembro de 2010

Nem tempo para baixar minhas fotos ando tendo. Mas entre tantas coisas estou revitalizando um jardim, que já mostra suas primeiras flores. Modestamente, ainda, mas que dadas as circunstancias: local,clima,  tempo para cuidados, pode ser que se torne melhor do que o possível.
Por onde ando, nesta privilegiada região sudeste o que tenho visto são paisagens queimadas entre as extensas e ressequidas pastagens que ocupam onde a vista alcança. Raramente, à velocidade com que me desloco, estou sem o cinza até onde posso ver. Alguma vezes em alguns dias o ar era espêsso, amarelo, alaranjado como a terra, com forte cheiro de fumaça de mata queimada. Em outros dias ou lugares o azul do céu acentuava a desolação da terra.  Em outros ainda, colunas de fumaça subindo da terra enegrecida encontravam um céu cinzento, carregado de chuvas que não caiam nunca. E passaram-se os dias, as semanas. Tudo igualmente pior a cada dia.



Esta semana assisti ao corte de duas árvores, uma, um "jacaré" por ter um cupinzeiro entre suas raízes, o que a deixava instável e perigosa dada a proximidade com as casas, a outra, felizmente apenas uma poda, uma enorme canela com parte de seus galhos apodrecidos ameaçando desabar sobre um telhado, conforme o vento e as tempestades que são comuns a partir desta época do ano. Trata-se de preparar a casa para as chuvas. Isto é cuidado, ética legítima. Sei que em ambos os casos será feita uma compensação ambiental, mesmo no caso da poda. Eu trouxe para casa um pedacinho de dez centímetros da casca da canela, que delícia, perfumando minha sala. E ao mesmo tempo um alerta: quais são os limites? As árvores em questão cresceram antes da chegada daquelas pessoas. Que construiram seus abrigos próximo ao frescor da mata e agora sentem-se ameaçados, no local escolhido, e afastam um pouco a mata e seus riscos. Mas não é sempre assim, na história da humanidade?
.

Um comentário:

disse...

Ahhh... A dona primavera fará florir seu jardim!!

E suas arvores renascerao mais vivas e fortes para agradecer o cuidado que tens com suas vidas!!

Beijoss

Seguidores