MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Bolivia

Ia escrever sobre Pink Floyd, mas pensei que muita gente próximo à minha geração estaria fazendo isso hoje (ontem) o que me fez passar o dia adiando até que desisti, um pouco de luto, e "acordei" para coisas que representam uma tristeza muito maior, um bocado da minha revolta ao ver como a midia sempre tendenciosa representa o que acontece na Bolivia. E digo representa e não relata ou noticía, pois o que fazem ao fingir uma notícia é na verdade um obscurecimento da verdade em prol da representação de interesses, sempre os mesmos. O que nos é apresentado como luta entre governistas e oposição, dando a impressão de que Evo Morales tenta impedir manifestações democráticas, é na verdade a tentativa de tomada de poder ou, retomada, por um grupo que tem interesses inclusive ideológicos fascistas, racistas, alem, òbviamente, de capitalistas.
Assim quando um governante tenta resgatar a dignidade de seu povo, com algumas pequenas melhorias de alcance social,levanta-se o poder econômico, com apoio da mídia subordinada representando uma "hegemonia cultural", racial, branca, estadunidense, utilizando os velhos recursos de sempre, massacres, intimidação, terror, violência, com objetivo real de assegurar o controle sobre os imensos recursos de subsolo e exploração de um povo do qual tudo vem sendo tomado desde sua "descoberta", desde a invasão de suas terras, pelo poder das armas, o que possibilitou o enriquecimento das nações que pactuaram nesta ação. E possibilitam ainda hoje a manutenção dessa situação de desperdicio de recursos pelos povos do "norte", insaciáveis, desumanos, antiéticos, visto a ética como cuidado, com o planeta e tudo que contem, inclusive o "outro", e ao final, inclusive a si próprio.
E a nós, tentam fazer engolir essa pílula, de "ameaça de totalitarismo".

6 comentários:

Orlando Gonçalves disse...

Venho aqui agradecer o comentário feito no meu blog. Pelo que vi também temos muito em comum. Estamos atentos ao que nos rodeia. Quanto a este artigo em questão concordo plenamente com ele, pois também aqui em Portugal estão a ser feitas "lavagens" cerebrais às pessoas para que elas fiquem contra todo o processo revolucionário existente agora um pouco por toda a América Latina.
Um Forte abraço de Solidariedade e continuemos a denunciar as injustiças.

Dona Sra. Urtigão disse...

Orlando,
é bom o encontro entre os que pensam de forma semelhante, pois a falta de identidade social acaba acarretando desesper(desesperança).

O Tempo Passa disse...

Cara Urtigão,
Obrigado pelo seu comentário!
Quando leio algo publicado pela imprensa, sempre ponho um pé atrás... mas não posso me furtar à idéia de que o Evo Morales não é assim nenhum santinho...
Ao final, tanto um lado como o outro vão "lucrar" em cima do sofrimento do povo, que eu pude ver "in loco"...

Dona Sra. Urtigão disse...

Rubinho,
postei um texto novo de autoria de alguem que vive la...

Marcelo Henrique Marques de Souza disse...

Dona Urtigão.. Texto curto e sóbrio, muito bom.. Pactuo de toda a sua revolta com essa mídia ordinária que temos por aqui, subserviente e dogmática..
A pergunta que sempre me faço: há, de fato, alguma diferença entre "capitalismo" e "fascismo"?...

Dona Sra. Urtigão disse...

Marcelo,
estes "ismos" que pretendem sempre o poder do homem sobre o homem são o verdadeiro terror(ismo), eu penso.E pior, são a natureza humana, como tambem são humanas as atitudes de uma Madre Tereza, de um Gandhi, ou, somos mesmo isso tudo ai. Assusta-me pensar do que somos capazes. É humano (ato do homem) jogar um filho pela janela. É humano (ato do homem) dividir o pão. Estamos neste barco/planeta, alguns tentando dar o melhor de si, outros não estão nem ai.
Abraço!

Seguidores