MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cabo Frio


Hoje na região, chegou um Lobo Marinho. Por vários dias tem chegado aqui pinguins, alguns vivos outros mortos. Baleias já foram duas, mortas, isto em cerca de quinze dias. O Lobo Marinho está vivo e em boas condições segundo os biólogos que optaram por deixá-lo descansar nas areia da praia onde chegou, considerando que sua remoção a um zoo seria por demais estressante e poderia acarretar danos à saude do animal que se encontrava apenas exausto. Disseram que assim que descansar irá iniciar a longa jornada de cerca de 4500km até a Antartida. Será que vai voltar? Será que consegue? Por que será que veio tão longe?

É a terceira ressaca este ano esta que que se iniciou hoje e deve estender-se até amanhã. A primeira em abril, fora de época conforme amplamente discutido na ocasião, arrasou com a orla na famosa e turística Praia do Forte que ficou sem a grande extensão de areias branquíssimas que a caracterizava. Algum tempo depois a areia foi "descoberta" em fotos de satélite preenchendo parte do Canal de Itajuru, que liga a Lagoa de Araruama ao mar. Curioso, isso, presenciar o mundo em transformação. Ou, seria, caso os interesses humanos não fossem intervir e drenar a areia de volta ao local de onde foi retirada pela furia do mar. Caso fique onde está, irá a médio e longo prazo, alem do assoreamento do canal, prejudicar gravemente o equilibrio da lagoa. Ou seja, com os anos, ou quem sabe séculos, a lagoa secaria. Talvez restasse um grande salar. De onde a areia vem sendo retirada pela força do mar, o litoral recuaria, toda a região seria profundamente transformado, num tempo geológico relativamente curto. Mas os interesses humanos e suas tecnologias vão tratar de restaurar o que existia. Já estão em andamento obras para conter o avanço do mar, já estão tomando providencias para recolocar as areias onde estiveram, retirando-a do canal, para facilitar a navegação assim como permitir a renovação das águas da lagoa e manter sua piscosidade.
Mas estou encantada com tudo isso. Menos pelas ações do homem, mas por poder apreciar as forças da natureza em ação. Aqui, ao vivo, vejo a Terra VIVA.

.( foto: praia do Peró, Cabo Frio, esta semana)

6 comentários:

São disse...

É bom poder estar assim perto de Gaia.
È uma tristeza ver a chegada de animais mortos à costa, Aqui no Algarve, foram duas baleias.

Um abraço, amiga.

Nada disse...

Deve ser incrivel teres contacto com toda essa natureza a animais magnificos que muitos só veem pela televisão. é pena realmente que o homem seja o primeiro a destruir o que mais de puro tem...tenho sempre esperança na proxima geração.

Bom fim de semana*

Beatriz Fig disse...

Querem a areia de volta por causa dos turistas. Malditos turistas. Sou uma, todos são. Mas alguns são tão cegos e abobalhados (e ou são assim os políticos) que "preferem" que o mar tenha novamente uma parte tomada pelos homens do que respeitar e apenas admirá-lo. Eu fico p.. quando fico diate de aterros. Porque querer avançar em cima do mar? Já não bastou a besteira que fizeram acabando com as dunas? Agora aguentem a natureza querendo tomar de volta o que é dela.

Gaspar de Jesus disse...

Cara DONA SENHORA URTIGÃO
Antes de mais, Parabéns pela excelente fotografia de um belo Poente sobre o Mar.
Não sei bem o que se passa com a Natureza. Aqui em Portugal também deram à costa animais raramente vistos por estas paragens. Estavam mortos também. Oxalá esse exemplar de Lobo Marinho sobreviva e possa voltar ao mar, para cumprir uma possível migração interrompida.
Votos de bom fim de semana.
Bjs
G.J.

Dona Sra. Urtigão disse...

O mesmo lobo marinho voltou tres dias depois a outra praia da região, e acompanhado por um pinguim. O que foi feito dele depois, não sei. A consequencia maior é que dado estes avistamentos, uma das minhas filhas mais novas decidiu cursar biologia marinha.

Dona Sra. Urtigão disse...

O mesmo lobo marinho voltou tres dias depois a outra praia da região, e acompanhado por um pinguim. O que foi feito dele depois, não sei. A consequencia maior é que dado estes avistamentos, uma das minhas filhas mais novas decidiu cursar biologia marinha.

Seguidores