MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

domingo, 22 de agosto de 2010

Do lixo

Quem andou lendo aqui, talvez se lembre do texto das "Crônicas Amazônicas", quando falei da experiência da comunidade de cabocos ribeirinhos que visitei, sobre o lixo, que selecionavam , reciclavam quando possível e guardavam o restante pois tinham a consciência de que não adiantava mandar de volta para a "cidade" porque lá iria parar em um lixão e "dane-se". Então buscam formas de promover uma reciclagem efetiva, enquanto isso, aguardam, guardam.
Hoje, lendo aqui e ali, encontro este texto
trecho:

"Separar os lixos em casa, mesmo demonstrando a preocupação individual, não passa de um placebo para a consciência de cada um. Mais valia que quem o faz seguisse o camião do lixo e percebesse várias coisas a jusante da sua atitude: a mesma separação nem sempre é, depois, respeitada; a indústria transformadora apenas aproveita a separação como se fosse um recurso técnico gratuito e continua a poluir por ausência de métodos ecológicos de produção; etc, etc, etc..."

na íntegra: AQUI

Um comentário:

Pimenta disse...

Me aconteceu, em Floripa.
Eu separava o lixo, pois morava dentro da mata, e levava cinco quadras até o ponto de coleta, uma vez por semana.
Até que explodiu o escândalo, e vim a saber que a empresa contratada para fazer a coleta e a separação do lixo estava jogando direto no aterro.
Foi uma sensação muito ruim.
Mas, como hábito é hábito, e para mim faz diferença, continuo, até que um dia, no meu sonho,um catador vai abrir meu saco e dizer:
Esse aqui tá bem separado! rsrsrsr
bjo

Seguidores