MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CASA DA FLOR

Pedalo um pouco, caminho, fotografo, observo, ouço, recordo,  tiro poeira, invento poeiras, cuido  de horta e jardim em vasos e cuido de horta e jardim em terrenos que  "invado", brinco com netos e neta, fico  com eles por necessidades dos pais ( e meu grande prazer), cuido de cães e sou cuidada por eles. Invento mudanças, de casa  ou dentro de casa. Reformo, reciclo, reuso, consumo conscientemente, quase sempre, cuido  de minimizar meu lixo e o da minha casa, planto árvores, brigo para que não cortem árvores, que não se destruam ecosistemas, faço crochet e bordo um pouco, tricoto, em lã e língua, remendo e cirzo, me alimento, de forma  muito pior do que deveria,  até cozinho um pouco, não gosto de rotinas, creio que emburrecem o ser, uso drogas na tv  e algumas vezes na internet, nem sempre fecho os olhos e os ouvidos ao que não presta. A boca, não fecho muito. Seja para comer, seja para falar. Nariz, nem pensar. Desde esses teclados em rede  perdi um pouco do controle dos meus dedos, muitas vezes eles teclam diretamente o que  penso  sem passar pelo super ego ou outros instrumentos de controle.

Pesquisando a região onde vim morar, geográfica, histórica  e politicamente, descubro sempre coisas muuuuitoligaisss!!!
A CASA da FLOR  atualmente  ponto turístico  em São Pedro da Aldeia, município vizinho  e ex distrito  de Cabo Frio, é uma pequena construção, minúscula mesmo, feita em estuque por Gabriel Joaquim dos Santos, em uma pequena colina, próximo ao terreno onde moravam seus pais, construída e decorada permanentemente , durante cerca de 60 anos, com materiais encontrados na região. Lixo. Obra prima. Arquitetura espontânea. O guia excelente, é sobrinho do sr Gabriel. Parece o próprio. Foi difícil encontrar o local, faltam placas de sinalização, mas pergunta aqui, ali e cheguei. Não só eu. Lá encontrei um outro grupo  de visitantes, e antes de sair já chegara outro. Deve ter em GPS, mas sou meiomuito arcaica.

Mais sobre esta  obra e seu criador, encontrei aqui, neste excelente site
  casa  da flor   de  onde transcrevo  :

"Aquelas flores é feita com caco, de telhas, é um coisa mais forte, caco de pedaço de pedra, porque quero fazer que fique aí, não se desmanche. A chuva bate, lava, é sempre, é uma sempre-viva aquilo."

Mas tem muto mais da obra e do pensamento do Gabriel, no site.
E  mais fotos do meu passeio, um ou outro comentário do que vi e ouvi,  AQUI,  no RE(VI)VENDO e no  " cozinhas...  "

" A  casa  depende do espírito, é uma casa espiritual."

.

7 comentários:

Paula Barros disse...

Intensidade, inquietação, que move, constrói, descontrói, renova, inventa, aprende,ensina,...e renova.
bjs

O meu pensamento viaja disse...

Minha querida amiga, respondo que "toalha turca" é uma banalíssima toalha de banho que nada tem a ver com a Turquia, ou terá?
Não sei.
Desculpe por não comentar o seu post, mas encontro-me cronometrada no computador do Oásis.
Quando em casa, e já falta pouco, falaremos.
Obrigada por me leres.

Miquito Mendes. disse...

É esse vai e vém, as observações, o contato, a movimentação constante com a terra, um olhar daqui e outro lá, que vai nos conduzindo , faz nosso cotidiano ser diferente. Reparamos os mínimos detalhes. Como diz você: tira poeira, inventa poeira.E por aí vai...

Felicidades,

Abraços,

O meu pensamento viaja disse...

Gostei de te conhecer, de te conhecer melhor, de me identificar e invejar muito. Se isso aí não é o paraíso, então não sei o que o paraíso seja.
Beijo

O meu pensamento viaja disse...

Grande definição de insónia!
Estou aprendendo.

vieira calado disse...

Essas coisas são sempre boas para o espírito!

Bisss

myra disse...

maravilha!!!!!!!de intensidade!
beijo enorme

Seguidores