MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

quarta-feira, 21 de julho de 2010

CRÔNICAS AMAZÔNICAS - 13



OS DOIS LADOS DA MOEDA

Utilizo a expressão em seu sentido metafórico. Não vou tratar de economia, pelo menos não diretamente.
Vivemos em um planeta onde a dualidade é uma constante, é o paradigma vigente e neste caso, imutável. Nosso modelo de existência funda-se tanto na destruição, na morte, quanto no nascimento ou construção. Quando falamos ou sentimos a beleza da natureza, perdemos o foco de todos os processos que subjazem àquela condição. Quando apreciamos a pujança da floresta, não pensamos que aquilo só se faz a custa dos processos de destruição para regeneração. Que a tão falada biodiversidade se funda nos processos de morte. A cadeia alimentar, por exemplo, é isso: para que uns sobrevivam, se torna necessário a morte dos outros. Para haver a fertilidade do solo, o surgimento de novos indivíduos do reino vegetal, é condição fundamental que folhas caiam das árvores, que árvores caiam ao solo, para que decompostos, alimentem o que vai germinar e crescer. Para uma nova árvore surgir em uma floresta é preciso que outra morra para abrir um espaço ao sol. Isso é a nossa idealizada "natureza", da qual fazemos parte, no mesmo processo de continuidade. Somos dependentes da cadeia alimentar, dos processos de morte/nascimento/crescimento/regeneração. Mesmo sem nos darmos conta, não habitualmente pelo menos, disso. Somos o ecossistema. Estamos em todos os ambientes, sejam quais forem. Mesmo na agitação de uma grande metrópolis, estamos participando - no sentido de pertencer, estar presente, de todos os biomas, do meio rural, agrário, do mar, pois dependemos diretamente deles para a existencia.
Por sermos "dotados de polegar opositor e telencéfalo desenvolvido" ou, seres de razão(?) costumamos achar que podemos dominar a natureza, colocá-la a nosso serviço, como se escrava fosse dos nossos desejos infinitos. E como se infinitos fossem tambem os seus recursos. Esquecemos que produção é dependente de regeneração. Que vida é dependente de morte.
Sempre ouvi dizer, não sei se fato ou ficção, que aprendizes em determinados mosteiros budistas são colocados para contemplar o processo de degeneração de um corpo físico, após a morte, para que tomem consciência da impermanência. Nosso modelo cultural helenocêntrico e eurocêntrico, há muito vem tentando esconder a realidade da morte. Ela, a morte e seus processos, fica oculta, ora entre paredes materiais, ora entre as paredes da (in)consciência, relegada a espaços o mais invisíveis possivel à nossa consciência cotidiana. Mesmo quando maciçamente bombardeados pelos noticiários especializados em tragédias, ela já criou um distanciamento, é parte "de lá" não daqui. É do vizinho, não nossa. Ou quando se vê animais esquartejados em balcões de um mercado e que deixaram de ser ou ter sido seres viventes para se tornarem mercadorias, produtos. É sempre "do outro". Sem nos darmos conta que parte das células do nosso próprio corpo morre todos os dias, todos os instantes. Morremos e matamos.
Porque, de repente me ponho a divagar sobre isto, aqui, nessas crônicas? Como se nada tivesse a ver? Engano. Nunca me senti tão intensamente conectada a estes processos como navegando por estes rios, ou caminhando pelas trilhas da floresta. Algumas horas navegando onde as águas, as forças da natureza promovem a destruição simultâneamente à regeneração, arrancando árvores e terrenos de um lado e construindo praias e solo fértil exatamente em frente, leva a mente a um estado meditativo, uma quase abstração, um afastamento dos processos psicológicos, do ego, e proporciona condições aproximadas de compreensão da realidade última de ser humano, e que eu não gostaria de esquecer.

5 comentários:

Éverton Vidal Azevedo disse...

Poxa, eu que sou da Amazônia (acreano-amazonense) me deliciou com os textos daqui.
Um abraço.

Éverton Vidal Azevedo disse...

Oi! Obrigado pelo comentário lá no re-novidade rsrs.

Sim, eu nasci em Brasiléia (Acre), froteira com a Bolívia, e depois fui pra Manaus, onde morei a vida inteira. Fui criado nesse espaço fantástico entre o Acre e o Amazonas.

E eu também fiquei curioso. Você trabalho no Amazonas né?

Bj!

São disse...

Se todas as pessoas, pelo menos uma parte delas, tivesse essa aguda consciência de que a vida e a morte são complementares seria, acho, tudo mais fácil.

Bem haja, minha boa amiga.

O Tempo Passa disse...

Eu já devia ter me acostumado, mas ainda me comovo e impressiono com a profundidade de teus textos.
Com razão vc diz que certas experiências são tão fortes e definidoras que calam fundo na alma e moldam o nosso ser.
Por isso, há esperança...

Beatriz Fig disse...

Até pode-se aplicar isso em outros campos. Morremos e nascemos conscientemente a todo momento, no decorrer da vida e das história que escrevemos. Belíssimo texto! Belíssima reflexão! Mas não sei se tornar mais público solucionaria essa falta de percepção.

Seguidores