MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

De fatos a reflexões


Uma dedução ?
O fato é que ontem eu estava trabalhando em uma "historinha para o neto" quando após cerca de 1h de produção, o sistema começou a falhar. As fotos não "salvavam", eram necessarias tres, as vezes quatro tentativas, irritei-me, tentei não irritar-me, praticas de respiração, levantava-me, confesso que soltei impropérios, um quadro de horror. Mas fiel ao principio de perseverança, presa ao lema de que é necessario trabalho para progresso, ou que só o esforço é compensado, insistia. Bem, após mais de 5hs de sofrimento - afinal não é o sofrimento que engrandece, que dá resultados - finalmente ficou pronto. Salvei, mais uma vez, pois salvava a cada etapa. "Vizualizei". Fiz pequenas correções, ortografia, um ajuste de espaçamento. "Vizualizei" no écram novamente. Pronto. Conforme eu pretendera. E "publiquei". Levantei-me, fui beber um copo d'água, tantos já bebera enquanto levantava-me na tentativa de acalmar-me, de ser tolerante com a máquina ou comigo mesma. E volto para apreciar. Toda a parte dificil NÃO estava lá. Apenas aquela da primeira hora.
Fui dormir.
Ao acordar hoje, retomei o trabalho. Tudo fácil, correndo ràpida e tranquilamente.
Então penso, será que é o trabalho exaustivo necessário ou sòmente aquele que flui naturalmente. Note, estou expandindo estas reflexões para todos os campos da existência ou experiência. Não será essa nossa compulsão pela dor o que de fato cria esta mesma dor e nos torna presas de um sistema retroalimentado pela nossa incapacidade de compreender verdadeiramente o que seja a vida e então a transformamos num processo de culpas e expiações. O sangue do Cristo funda nossa cultura e molda nossas ações, mesmo aquelas dos que são ateus, pois permanecem vitimados por este poder simbólico, amarras da cultura que exige mais e mais e não nos permite meramente o ócio, nem quando com finalidades contemplativas - gera culpa - pois aquele que contempla, enquanto contempla, se torna um peso a sociedade. Ou assim preferimos acreditar.
Qual a causa de tamanho engano ? Somos prisioneiros de um sistema economico voltado para a ganância onde o valor é, se não o volume de posses, pelo menos o volume de trabalho. E assim vamos perdendo o bom humor, massacrados por tarefas que nos arrastam em um mundo de culpabilidade, perdendo o contato com aquilo que seria o ser. Ou, o Ser.

4 comentários:

O Tempo Passa disse...

Seu texto é perfeito. Começa miudinho e vai crescendo até abarcar toda a vida e o modo como a vivemos.
Uma ressalva, porém. Cristo na verdade não "funda nossa cultura e molda nossas ações", pois ele jamais propôs vida tão besta. Na verdade, "olhai os lírios do campo" é a antítese da cultura ocidental globalizada.
Salvo engano.

Dona Sra. Urtigão disse...

Rubinho, eu não deixei claro no texto a distinção que faço entre a mensagem de Jesus e a ênfase dada ao sofrimento. Ele ao que eu saiba nunca pregou o martirio. Nós é que o fazemos, apos te-lo martirizado. Ele propunha a caridade, o alivio do sofrimento e a "Sua" Igreja desvitua, para motivos não tão nobres sua verdadeira mensagem. O que com certeza não ficou claro no texto, mas é claro a quem me conhece, é que não creio e não adoro o sangue, a cruz, a dor, mas busco pautar minhas ações nas mensagens e exemplos do Cristo
Vivo, modelo de Paz, Amor, Compaixão. Quem funda as ações deletérias à humanidade é a tal da Igreja que venera o sangue e o martirio.
Lição: escrever para outros e não para mim, já que aberto à leitura. Um abraço!

O Árabe disse...

Muito bem colocado, minha cara ermitã e nobre amiga! Eu também vejo a religião como um motivo de alegria. Afinal, se o Pai é Amor, Ele mais do que ninguém quer ver os Seus filhos felizes. Quanto ao e-mail, peço-lhe tentar mais uma vez para acalanto_hp@hotmail.com (sem br) ou flahviocruz@bol.com.br. Bom fim de semana!

Dona Sra. Urtigão disse...

ó Arabe, quero agradecer imensamente pelo enorme presente que voce me deu hoje. Agradecida, de todo coração...

Seguidores