MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Quando falei de...

ARTE E PRECONCEITO, no dia 21, eu estava refletindo sobre tema de uma conversa virtual com um blogueiro onde houve uma pequena discordância e ele me havia chamado de iletrada, em outros termos. O que eu não sabia ainda e isto sim é de grande importância em se tratando de arte, é da questão da censura havida em Braga a uma pintura de Courbet, sec XIX, chamada " A Origem do Mundo" que ao ser reproduzida na capa de um livro ocasionou a apreensão da edição, por imoralidade (?). O que é imoral? Uma obra de arte ou a censura?
Ver mais:( pela ordem do que fui encontrando )
Samuel o cantingueiro
Varal de Ideias
sao
azedas e verdes...
.

9 comentários:

Selena Sartorelo disse...

IHHHHHHH meu comentário é sobre esse pedido que fez ao blogger, acabei clicando nele e entrei como minha própria seguidora, e agora não consigo parar de me seguir, me ajuda por favor? e garanto que já apertei todos os botõezinhos rsrsr

beijos

Dona Sra. Urtigão disse...

Olha, Selena, sou pessima nessas coisa. Imagine, fui aprender a ligar a máquina a poucos meses. E como algumas vezes ao protestar contra algum problema em minhas postagens o problema solucionava, passei a deixar pedidos assim. Realmente é só o que posso dizer. Boa sorte!
PS: quando vim ao blog responder sua mensagem, vi que no lugar de meus seguidores tem uma mensagem, aquela, " O internet explorer não pode exibir esta página" Será que é porque agradeci insuficientemente? Não sei, não sei...

Selena Sartorelo disse...

Ah! Então tá né? vou deixar como está..também não sou muito boa nisso não e acabo fazendo coisas mais por sorte do que por competência rsrsr.

beijos e obrigada de qualquer forma.

Mikas disse...

A censura nunca pode ser o melhor caminho!!

Dona Sra. Urtigão disse...

Mikas
Pois sempre em um ou outro lugar a censura irá se manifestar, pois sempre teremos pessoas se achando no direito de determinar as vidas de outros. Cabe-nos porem o protesto.
abraço.

Furrequinha disse...

Colega,
vir aqui é sempre saudável, para mim. E creio que para cada um de seus leitores, também.
Estive refletindo e, em tal reflexão, lembrei-me do Prof. Huberto Rohden, cuja obra completa (cerca de 80 livros) incluindo biografias de alguns grandes seres, li e reli.
Eu disse a você, de certa feita, que tenho algum problema com "ateus", porque em geral criam para si outros deuses. Eu me expressei mal. O Prof. Huberto Rohden, num de seus muitos momentos epifânicos magnânimos, diz que o "céu" deve ter mais "ateus" que "religiosos" - e ele era profundamente religioso.
Há um trocadilho de palavras e de idéias na manifestação do Padre e Lente de Tubarão (Sta. Catarina), pois ele era profundamente religioso (e não necessariamente, no fim de sua vida, católico, pois até pediu para deixar a Igreja).
Minha restrição não é aos ateus, mas aos deuses e semi-deuses, e os há espalhados pelo mundo "real" e pelo mundo "virtual", às carradas.
São perfeitos na crítica, não têm autocrítica, citam obras que não leram, distorcem as que leram (se é que leram, de fato) e não têm a menor condição de entender grandes autores e filósofos, embora discursem fluentemente sobre eles.
Há os que a criticam e que estão lendo agora livros que já recomendaram há mais de ano (!).
Não se esqueça também de que há blogues feitos para a "venda" de determinados profissionais; assim, não são blogues, senão outdoors que enganam os menos preparados e acabam, sim, por "vender" um produto.
Blogues sinceros, transparentes, de idéias maduras e de eterna reflexão, como este seu, são raros. Ninguém sabe - nem pode - saber tudo. Os que se irrogam poderes divinatórios e divinais, saberes e sabenças, e que julgam poder apontar um "dedo divino" e acusador para os outros não merecem o seu crédito, a sua mágoa, nem muito menos a sua lembrança.
Deixe de lado esses blogueiros que não passam de monossilábicos átonos e continue a sua vida proparoxítona; deixe essas próclises malformadas e continue com suas mesóclises construtivas. O verdadeiro raciocínio se questiona. Os críticos que não se criticam... ah, esses, só nos resta lamentá-los, com toda a força deste anacoluto.
Deixe-os lá "concordando" em "gênero, número E GRAU" (??) com quem concorda com eles, e tendo surtos esquizofrênicos quando encontram divergência.
Deixe-os lá falando sobre linguagem em língua bunda.
Você está acima disto!
Abraços, daqui

Dona Sra. Urtigão disse...

Caro amigoR,
parece-me que sua restrição ( nossa) não é aos deuses, ou ateus, ou o que possa ser deduzido dai, mas a condições da natureza humana, essa demasiado falha. Cada um adota um modelo pretendendo ajustá-lo às suas necessidades ou idissincrasias ( e porque não idiotices). Este " mundo blogueiro" só é um espelho ou o reflexo de como são as pessoas que andam por aí no mundo que experimentamos. Vaidosas, arrogantes, pretenciosas, cruéis e porque não, tambem bondosas, compassivas, amorosas, pois mesmo nos piores espécimes, algo de bom possa ser encontrado, como nos melhores encontra-se algumas vezes atos de fraqueza. ( excessão a alguns, iluminados que por aqui estiveram para clarear um pouco nossas sombras)
Mas como sou fraca em tolerância, optei por afastar-me de pessoas, salvo pouquíssimas excessões e se for necessario contatos, e muitas vezes são, visto algum personagem, uso das máscaras que me escondem e protejo-me.
Abraço, amigo. E agradeço suas palavras. Mas não se preocupe, ele não me afetou, apenas fez-me refletir sobre outras coisas que talvez me passassem desapercebidas. Uma pedra no caminho pode ser só uma pedra ou pode ser feita um marco para orientação.

Dona Sra. Urtigão disse...

PS: amigoR, mas ADOREI seu ultimo parágrafo. (humana, demasiado...)

Dona Sra. Urtigão disse...

AAII ,de onde sairam os dois ss de exceção ?

Seguidores