Viajando eu viajo mesmo. Como o carrinho não tem som, as adolescentes colocam fones de ouvido em seus MPqualquercoisa e fico sem saber se estão dormindo ou acordadas o que faz com que eu viaje só. Fiquei pensando em como fui treinada, domesticada, no colégio de freiras, na minha infancia. Leituras obrigatórias, ( alem do principezinho) a Polyanna. Crescemos com a (culpa?) missão de sermos responsáveis, alem de tudo, (nem se pode cativar sem culpa) por uma eterna imagem de "está tudo bem"; se falta algo, porque "Deus não quis" ou se sobra daquilo que não queriamos, é só merecimento, se algo não está bom, pelo menos temos alguma coisa, outra. Treinamento em tirar algo de "bom" de qualquer adversidade. Aprendi a fingir que gosto de coisas que nem gostava tanto assim. E mesmo a rebeldia da adolescência, quando ao questionar o porque das diferenças e aparentes(?) injustiças sociais, volto-me para Marx, Bakhunin, ainda assim, sem conhecer, me torno kantiana. O dever pelo dever, a ética que funda a existencia e portanto a felicidade, ja que esta só pode existir naquela, só se manifesta atraves do dever cumprido, em uma lei universal.
Mas se nem agora conseguir me libertar, definir o que de fato quero, neste tempo ou lugar, parece-me que perco uma oportunidade de viver/experimentar outra possibilidade em ser ou crescer.
2 comentários:
Hahahaha!Você brigava comigo quando eu dormia porque te dava vontade de dormir também.Passei a ter medo e travava uma luta contra a paisagem, procurando cores!HAHAHAHAHAHAHA! Hoje confesso que faz falta os seus comentários do durante e mesmo não gostando de viajar, com você a estória muda.
Celina,
As paisagens ainda são muito coloridas, em tons de verde (hshshs) e a cada filho que cresce e sai de casa vou aprendendo um pouco mais sobre voces e sobre mim mesma. Mas ainda prefiro viajar sòzinha do que com alguem dormindo na viagem toda, assim como prefiro faxinar a casa sem ninguem dormindo e que só irá acordar com a limpeza pronta...Hshshs Adolescentes dormem demais...
Postar um comentário