MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Chega de Polyanna e Kant

Viajando eu viajo mesmo. Como o carrinho não tem som, as adolescentes colocam fones de ouvido em seus MPqualquercoisa e fico sem saber se estão dormindo ou acordadas o que faz com que eu viaje só. Fiquei pensando em como fui treinada, domesticada, no colégio de freiras, na minha infancia. Leituras obrigatórias, ( alem do principezinho) a Polyanna. Crescemos com a (culpa?) missão de sermos responsáveis, alem de tudo, (nem se pode cativar sem culpa) por uma eterna imagem de "está tudo bem"; se falta algo, porque "Deus não quis" ou se sobra daquilo que não queriamos, é só merecimento, se algo não está bom, pelo menos temos alguma coisa, outra. Treinamento em tirar algo de "bom" de qualquer adversidade. Aprendi a fingir que gosto de coisas que nem gostava tanto assim. E mesmo a rebeldia da adolescência, quando ao questionar o porque das diferenças e aparentes(?) injustiças sociais, volto-me para Marx, Bakhunin, ainda assim, sem conhecer, me torno kantiana. O dever pelo dever, a ética que funda a existencia e portanto a felicidade, ja que esta só pode existir naquela, só se manifesta atraves do dever cumprido, em uma lei universal.
Mas se nem agora conseguir me libertar, definir o que de fato quero, neste tempo ou lugar, parece-me que perco uma oportunidade de viver/experimentar outra possibilidade em ser ou crescer.

2 comentários:

celina_beer disse...

Hahahaha!Você brigava comigo quando eu dormia porque te dava vontade de dormir também.Passei a ter medo e travava uma luta contra a paisagem, procurando cores!HAHAHAHAHAHAHA! Hoje confesso que faz falta os seus comentários do durante e mesmo não gostando de viajar, com você a estória muda.

Dona Sra. Urtigão disse...

Celina,
As paisagens ainda são muito coloridas, em tons de verde (hshshs) e a cada filho que cresce e sai de casa vou aprendendo um pouco mais sobre voces e sobre mim mesma. Mas ainda prefiro viajar sòzinha do que com alguem dormindo na viagem toda, assim como prefiro faxinar a casa sem ninguem dormindo e que só irá acordar com a limpeza pronta...Hshshs Adolescentes dormem demais...

Seguidores