MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

domingo, 15 de junho de 2008

Pablo Pamplona acrescenta:

Você me chamou no meu blog pedindo um conceito objetivo ou técnico de comunicação. Olha, pelo que sei, isso não existe. O mais objetivo que consegui encontrar no meu tempo de faculdade foi na matéria de Etimologia (o estudo das ciências). Parece óbvio, mas comunic-ação significa "ação em comum". Toda forma de interação entre duas ou mais pessoas, seja verbal ou não verbal, é um ato de comunicação. (Não sei dizer se é possível comunicar consigo mesmo, mas certamente sim com objetos, plantas e animais.)

Mas aí cai naquela questão (mais filosófica do que comunicóloga) de descomunicação... bom, eu sinto isso acontecer comigo o tempo todo. Quanto mais aprendo, mais vejo que não sei de nada. Mas sei que a comunicação existe quando encontro uma pessoa igual a mim, com muita coisa em comum. É assim que nos apaixonamos, não é?, por mais cruel que esse sentimento possa ser...

Não sei achar uma conclusão, então de resto acho oportuno citar duas coisinhas, algo que vi num blog e uma música do grande Tom Zé (adoro citar).


Porque alguém tem sempre que falar?
Muitas vezes não deveríamos falar, e sim ficar em silêncio.
Quanto mais se fala, menos as palavras significam.
Palavras devem expressar apenas o que queremos dizer.

em Viver a vida, de Jean-Luc Godard


Eu tô te explicando pra te confundir,
tô te confundindo pra esclarecer,
tô iluminando pra poder cegar,
tô ficando cego pra poder guiar.

"Tô", de Tom Zé
.

Um comentário:

Unknown disse...

Opa, falei besteira! Não era matéria de Etimologia, era de Epistemologia da Comunicação (esta sim, o estudo das ciências).

Confundi isso por ter citado a etimologia da palavra, só isso...
abs,

Seguidores