MOSTRANDO

SÓ PARA LEMBRAR, QUE ALGUMAS VEZES ESTOU POSTANDO NOS OUTROS ESPAÇOS DO SÍTIO, DAQUI. OU ESTOU ISOLADA EM ALGUM SÍTIO DE CÁ, FORA DO MUNDO BLOGAL.


Tenho postado AQUI ou AQUI

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Um bom fim de semana

4 comentários:

Artsy-Fartsy disse...

"Quando dois ou mais se reunirem em meu nome, eu ali estarei" Mt 18:20.
Meu dileto Augusto dos Anjos dizia, Sra. Urtigão: "quando o homem, resgatado da cegueira, vir Deus num simples grão de argila errante, terá surgido, nesse mesmo instante, a mineralogia derradeira..."
A Sra. me pergunta se acredito em Deus, e eu digo que sim. Ao ouvir coisas assim, por exemplo.
Gandhi falava "Deus é a puríssima essência; para os que têm fé nele, Deus simplesmente é". Esse "anônimo de mil nomes", que infelizmente os seres-humanos procuramos explicar. Na metáfora agostiniana, tentamos apanhar, com uma pequena concha, a água dos oceanos todos.
Sou agnóstico, porque não acredito que esse Deus interfira em minha vida; contudo, creio seja ele omni-presente e que tenha feito leis perfeitas, entregando-nos entretanto um talismã chamado livre-arbítrio, ao lado de talvez algum determinismo (aquele maktub dos muçulmanos, particípio passado do verbo katab).
O que me anima é notar que a mesma dificuldade que têm os teólogos para provar-Lhe a existência, têm os a-teólogos para provar-Lhe a inexistência (Exemplos: Michel Onfray e Cristopher Hitchens, os dois maiores, da atualidade).
Acho que os orientais, porque não tentem defini-lo, chegam mais perto do ideal que tenho de Deus.
Este momento musical... será que ele não parou para ouvir? ou quiçá tenha inspirado compositor/intérpretes?
Não sei, e me sinto bem dizendo que não sei.
Forte abraço!

Dona Sra. Urtigão disse...

Bem, eu não sei distinguir 'acreditar em Deus', ou senti-Lo. (e tenho dificuldades em escrever deus com maiúscula). Mas ao longo de minha vida longa, ultrapassei um ateísmo socialista porque "caí do cavalo", e diversas vezes, até que me rendesse a uma tal "Providencia" que ultrapassou a plausibilidade de acasos.Só tenho dificuldades na tal conciliação com a razão, pois tôda argumentação parte sempre da tal premissa de fé.Quanto aos orientais, se não estou esquecida, o Gita por diversa vezes traz algo que se assemelha a uma descrição desta ...supra entidade ou, deste númeno. E não é uma descrição algo que se identifique a uma definição?

Artsy-Fartsy disse...

Concordo com a Sra.: descrição, definição... a origem, o étimo das palavras, desqualificam-nas. Palavras para falar do que não se pode expressar com palavras... affffeee! Só nós, os seres-humanos,podemos ser tão (adrede colocadas juntas, as palavras, como talvez G. Rosa tenha feito em Grande Sertão Veredas/ Grande Ser, tão veredas...) incongruentes, a ponto de recorrer à pobre linguagem para falar nessa inteligência, ou essência, ou sei lá o quê.
O D maiúsculo eu uso porque preciso diferençar esse provável Deus único, que existe em todas as religiões (infelizmente, cada uma politeísta -??? - à sua maneira), dos outros deuses. Mas é mais uma estultice minha. As palavras são mesmo paupérrimas...
Quanto a acreditar em intervenção na minha vida? Hm... isso preciso de mais tempo para pensar. Por enquanto, não.
Abraços!

Dona Sra. Urtigão disse...

"O Tao que pode serpronunciado
não é o Tao eterno.
O nome que pode ser proferido
não é o Nome eterno.
..........................
Em sua Unidade,esse Um é misterio.
O mistério dos mistérios
é o portal por onde entram as maravilhas. "
(Lao Tse , I )

Seguidores